CATEDRAL DE NOTRE-DAME DE AMIENS - SESSÃO HISTÓRIA

A Catedral

De Notre-Dame de Amiens é uma catedral gótico francesa, edificada em Amiens. Começou a ser construída em 1220, inspirada nas catedrais de Notre-Dame de Chartres e Paris.
É uma das maiores catedrais góticas da França, com o seu grande volume interior de aproximadamente 200,000 m³. As abóbadas de aresta da nave central medem 42,30 metros de altura, e são as maiores abóbadas de uma nave de todas as catedrais francesas cuja construção foi terminada, medidas passadas somente pela Catedral de Beauvais.
Vista aérea da catedral de Notre Dame de Amiens

Esta monumental catedral localiza-se em Amiens, a maior cidade da Picardia, no vale do Rio Somme, 100 km a norte de Paris.
A catedral foi listada como Património Mundial da Unesco em 1981.

Construção
Os documentos relativos a construção da catedral gótico podem ter se perdido após o incêndio que destruiu o arquivo público da catedral por volta de 1218 e outros incidentes em 1258.
O Bispo Evrard de Fouilly iniciou os trabalhos de construção da catedral em 1220. Robert de Luzarches ocupou o posto de arquiteto até 1228 e foi substituído por Thomas de Cormont até 1258. Seu filho, Renaud de Cormont, atuou como arquiteto até 1288.

FATO
Ainda hoje, a catedral abriga a cabeça de São João Batista, relíquia adquirida em decorrência da Quarta Cruzada.

A Catedral
Exterior
A fachada oeste da catedral, construída em uma única campanha, mostra um grau incomum de unidade artística: o seu nível inferior há três vastos alpendres que se estendem em toda a fachada sob a rosácea. Em cima da rosácea há uma galeria aberta, a galerie des sonneurs.
Como complemento duas torres foram construídas na fachada, a torre sul, concluída em 1366 e a norte, concluída em 1406.
Os portais da catedral são famosos por causa das esculturas elaboradas de santos católicos. As estátuas dos santos no portal da catedral de têm sido identificados como o local de veneração de São Domício, Santa Ulphia e São Fermín.
No livro Mr Standfast, John Buchan descreveu a Catedral de Amiens como "A mais nobre Igreja que a mão humana pôde construir".


A Catedral
Interior
A Catedral de Amiens contém o maior interior medieval de toda a Europa Ocidental, apoiado por 126 pilares. Tanto a nave principal quanto o altar, repletos de vitrais, suportaram as catástrofes da Guerra. O ambulatório em volta do coro é ricamente decorado com esculturas policromadas e ladeadas por vários altares. Um dos mais suntuosos é o Drapers.

Interior da Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário