ALBERT LONDE - MÉDICO FRANCÊS - SESSÃO HISTÓRIA


Rejane Roque Camargo        Rogério Toledo
            Autora                                             Redator e Co-Autor



Albert Londe (1858-1917)
Albert Londe
Nascimento:
La Ciotat (Bouches-du-Rhône) 26-11-1858



Morte: Breau (Seine-et-Marne) 1917/11/09

Nota: fotógrafo, químico, conferente


Albert Londe foi um fotógrafo francês influente, pesquisador da área médica e chronophotographer . Ele é lembrado por seu trabalho como fotógrafo médico no Salpêtrière Hospital em Paris, financiado pelas autoridades parisienses, além de ser um pioneiro em raios-X fotografia. 






Durante suas duas décadas no Salpêtrière, Albert Londe consagrou-se como o notável fotógrafo científico mais marcante de seu tempo. 

Étienne-Jules Marey câmera
de 12 lentes de Albert Londe de 1893
Em 1878, o neurologista Jean-Martin Charcot contratou Londe como fotógrafo médico no Salpêtrière. Em 1882 Londe concebeu um sistema para fotografar os movimentos físicos e musculares dos pacientes (incluindo os indivíduos que experimentam ataques epilépticos).

Ele fez isso usando uma câmera com nove lentes que foram desencadeadas por eletromagnético de energia, e com o uso de um metrônomo que era capaz de sequencialmente dar tempo a liberação das lentes para tirar fotos em placas de vidro em rápida sucessão. 







Alguns anos mais tarde Londe desenvolveu uma câmera com doze lentes para fotografar os movimentos. A câmera de Londe também foi utilizada para estudos médicos do movimento muscular em indivíduos que realizavam ações tão diversas como as de uma corda bamba. A sequência de doze imagens poderia ser criado para durações de 1/10 de segundo a vários segundos. 

Uma mulher histérica fotografada sequencialmente.


Embora o aparelho fosse usado principalmente para a investigação médica, Londe notou que era portátil, e ele usou isso para outras disciplinas - por exemplo, cavalos e outros animais e ondas do mar. Geral Sobert desenvolveu em conjunto com Londe, um dispositivo utilizado para estudar chronophotographic balística . Fotos de Londe foram usadas como ilustrações em diversos livros, principalmente os de Paul Richer , que foram amplamente lido pela fraternidade médica e artística. 
Male Musculature
Study Albert Londe (French, 1858 - 1917)
Artist Paul

Com Étienne-Jules Marey (1830-1904), Londe realizou muitos experimentos fotográficos de movimentos, e  o layout de seu laboratório na Salpêtrière foi semelhante ao renomado Marey Station Physiologique . 

Em 1893 Londe publicou o primeiro livro sobre fotografia médica, intitulado La photographie médicale: Ciências aux Aplicação MEDICALES et physiologiques . 

Em 1898 ele publicou Traité pratique de radiographie et de radioscope: técnica et médicales aplicações . 

Londe também publicou seis revistas. Câmera de 12 lentes de Albert Londe de 1891 foi ilustrado no jornal 'La Nature' de 1893. 




Obras escritas 

Patologia de la moelle epiniere (1891) [com Paul Oscar Blocq

Em 1893 Londe publicou o primeiro livro sobre fotografia médica, intitulado La photographie médicale: Ciências aux Aplicação MEDICALES et physiologiques . 

Em 1898 ele publicou Traité pratique de radiographie et de radioscope: técnica et médicales aplicações . 

Referências 

Burns, Paul The History of the Discovery of Cinematography An Illustrated Chronology 


Documentos deste autor : 

La photographie moderne; suivi de la Photographie dans les artes, ciências et les l'industrie / Albert Londe de 1986 

Ouvrages de referência : L'rêvé instante, Albert Londe / Denis Bernard, André GUNTHERT, 1993 

Outras Fontes: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário